Tieta Assistir Novelas Online Grátis Completas
Tieta foi uma telenovela brasileira produzida pela Rede Globo e exibida entre 14 de agosto de 1989 e 31 de março de 1990, no horário das 20 horas, totalizando 196 capítulos.
Foi escrita por Aguinaldo Silva, Ana Maria Moretzsohn e Ricardo Linhares, e dirigida por Reynaldo Boury, Ricardo Waddington e Luiz Fernando Carvalho, com direção geral de Paulo Ubiratan.
A novela foi uma adaptação televisiva do romance de Jorge Amado, intitulado Tieta do Agreste, escrito em 1977.
Produção
A abertura da novela mesclava elementos da natureza com a beleza feminina, representada pela modelo Isadora Ribeiro. Hans Donner e a sua equipe fotografaram o litoral de Mangue Seco, no norte da Bahia. As fotos eram projetadas no fundo da cena, e Isadora aparecia em primeiro plano, nua e coberta pela sombra. Através de recursos de computação gráfica, coordenados pelo especialista José Dias, vários elementos da natureza, como pedras, árvores e folhas, davam forma ao corpo da modelo. No final da abertura aparecia o logotipo, que era o nome da protagonista, Tieta, escrito na areia. O processo foi gravado em estúdio, num tanque iluminado artificialmente para mostrar a idéia da claridade da luz do sol.[1] Foram desenhados mais de mil figurinos para a novela.[1] Íris Gomes da Costa pesquisou expressões citadas na obra de Jorge Amado e termos coloquiais da região, para que as personagens falassem com sotaque e utilizassem o vocabulário nordestino.- Exibida entre 14 de agosto de 1989 e 31 de março de 1990 em 197 capítulos.
- Inicialmente, "Tieta" seria uma minissérie. Em 1988, Betty Faria comprou os direitos da obra, vendidos no início desse ano para a Globo, sob a condição de ser a protagonista.
- Depois de enredar pelo universo urbano, com a novela O Outro, exibida 2 anos antes, em 1987, Aguinaldo Silva voltava ao horário nobre. Desta vez, com a adaptação literária de uma das obras mais cultuadas do escritor Jorge Amado, Tieta do Agreste.
- "Tieta" foi reapresentada na sessão Vale a Pena Ver de Novo, entre 19 de setembro de 1994 e 7 de abril de 1995, às 14h20, em 145 capítulos.
- Cláudia Ohana deu vida à Tieta, na primeira fase da novela. Após ser escurraçada da cidade, pelo pai, vinte e cinco anos depois, a personagem Tieta, de Betty Faria, voltava a Mangue Seco, junto à enteada Leonora (Lídia Brondi), na última cena do capítulo 18, no ar, em 2 de setembro de 1989, um sábado. E a partir de então, muitos acontecimentos e grandes reviravoltas, em Santana do Agreste.
- Joana Fomm fez de sua vilã Perpétua, um personagem antológico. Destaque para a cena do último capítulo, onde sua irmã Tieta (Betty Faria), a deixa careca, sem sua peruca, dentro da Igreja. E a cena com a revelação do que ela guardava dentro de sua caixa misteriosa.
- Muitos foram os destaques da trama, como a doce Carmosina (Arlete Salles), que vivia violando correspondências da bancada do seu correio;Modesto Pires (Armando Bogus), que vivia pedindo para sua amante, Carol (Luiza Tomé), sentar no seu colo, em sua cama redonda; a saga do Coronel Artur da Tapitanga (Ary Fontoura) e suas rolinhas, incluindo Imaculada (Luciana Braga), que se apaixonava por Ricardo (Cássio Gabus Mendes); o bêbado Bafo de Bode (Benvindo Siqueira); Padre Mariano (Cláudio Correa e Castro) e suas divertidas beatas, Cinira (Rosane Gofman) e Amorzinho (Lília Cabral); a fiel amizade dos quatro inseparáveis amigos, Osnar (José Mayer); Amintas (Roberto Bonfim); Ascânio (Reginaldo Faria) e Timóteo (Paulo Betti); o casal Comandante Dário (Flávio Galvão) e sua esposa, Laura (Cláudia Alencar); as cenas ambientadas na Casa da Luz Vermelha, o bordel da cidade, comandado pela divertida Zuleika Cinderela (Maria Helena Dias); o bordão de dona Milú (Miriam Pires), o famoso Mistério. E tantos outros.
- Com a morte do marido Zé Esteves (Sebastião Vasconcelos), Tonha (Yoná Magalhães), madrasta de Tieta (Betty Faria), muda radicalmente seu visual. Ela chega a Santana do Agreste totalmente repaginada e se envolve com Arturzinho (Marcos Paulo), filho do Coronel Artur da Tapitanga (Ary Fontoura), com quem tem um final feliz.
- A voz de Iara Jamra ficou muito famosa na novela. Ela era que apresentava o programa de rádio Dicas de Assuntinha Ferreira, programa que Elisa (Tássia Camargo), irmã de Tieta (Betty Faria), ouvia todos os dias, em seu radinho de pilha.
- Após formar um par romântico na novela Vale Tudo, e se acertarem fora de cena, Lídia Brondi e Cássio Gabus Mendes voltariam a se cruzar, mas com histórias diferentes. Leonora se envolvia com Ascânio (Reginaldo Faria), enquanto Ricardo, com Tieta (Betty Faria). Lídia e Cássio, fariam novamente um par romântico, em Meu Bem, Meu Mal, última novela da atriz.
- A novela teve tanta repercussão que Betty Faria lançou a linha de roupas Tieta by Betty Faria.
- A novela teve problemas com a Justiça e com a Igreja Católica, pois estas consideraram a relação entre tia e sobrinho um afronta.
- Tássia Camargo fez de sua sonhadora Elisa, um grande sucesso. Tanto, que estampou a capa da revista Playboy, de dezembro de 1989.
- A trilha sonora foi relançada durante a reprise no Vale a pena ver de novo
- Episódios:
0 comentários:
Enviar um comentário